domingo, 30 de dezembro de 2012

Falando um pouco sobre: Bolsas e Financiamentos!


 Olá pessoas! Bom, o post de hoje é falando sobre bolsas e financiamentos. Confiram abaixo:


- ProUni.

 O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pelo Governo federal. Ele oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas - em cursos de graduação - a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior.

 É voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O estudante pode concorrer a bolsas de 100% ou 50%, de acordo com sua renda familiar.

 Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no ENEM.

Para participar: No site do ProUni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as opções disponíveis, de acordo com o seu perfil.

 Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no ENEM do ano anterior. Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino munidos dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. As instituições de ensino superior podem realizar um processo seletivo próprio para definir os beneficiados. Nesses casos, os estudantes serão informados com antecedência.


- Fies.

 O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) permite ao estudante financiar até 100% do curso superior presencial, pagando, no máximo, R$ 50 por trimestre. Os juros são de 3,4% ao ano e o período de pagamento é de até três vezes o período do curso a ser financiado. Há, ainda, um período de carência de um ano e meio (18 meses), o que possibilita o início do pagamento só depois do término do curso.

 Este financiamento do Governo Federal é destinado aos alunos regularmente matriculados e que precisam de apoio para arcar com os custos da formação superior. O estudante é escolhido com base em critérios socioeconômicos e deve optar por um curso que seja beneficiado com o financiamento.
O estudante pode solicitar o FIES , clicando aqui.

Para participar: Após preencher o cadastro, o interessado deverá procurar a secretaria da instituição na qual vai estudar para que seja emitido o documento de regularidade de inscrição. Para assinar o contrato de financiamento, também é preciso apresentar a documentação exigida na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

 Para quitar a dívida: após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado esse período, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

No site Sis Fies Portal você pode tirar todas as suas dúvidas, e inclusive simular seu financiamento.


- Bolsa Incentivo.

 É uma opção de bolsa oferecida pelas instituições de ensino participantes do site Vestibulares.br destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. Novos estudantes (calouros) que no ato da inscrição no vestibular tenham solicitado a opção de Bolsa Incentivo e que atendam aos critérios estabelecidos pela Instituição, como por exemplo, dificuldades financeiras. A quantidade de Bolsa Incentivo oferecida é limitada e pode ser retirada do processo de inscrição a qualquer tempo.

Para participar: Efetue sua inscrição no site www.vestibulares.br (link unidades, modalidade Mensalidade Incentivo) e preencha o questionário socioeconômico.

Para garantir a Bolsa Incentivo é preciso que você:
Entregue na unidade os documentos que comprovem sua situação financeira, e que foram descritas no cadastro socioeconômico que você respondeu;
Você deverá também aderir ao Programa Institucional de Responsabilidade Social ou Acadêmica, especificado em formulário próprio; É necessária a assinatura de termo de concessão de bolsa de estudo, que é condicionado ao desempenho acadêmico, não cumulatividade com outras bolsas, não interrupção dos estudos, etc. Lembramos que a bolsa é concedida apenas para o curso especificado no Requerimento de Matrícula.  A manutenção da mesma para os semestres subsequentes está condicionada à renovação da matrícula.




- Desconto Pontualidade.

 O desconto pontualidade é dado a todos os alunos matriculados nos cursos participantes da oferta que pagam suas mensalidades até o 5 dia útil do mês de vencimento do boleto.


Para participar: Efetue sua inscrição no site www.vestibulares.br, link unidades e escolha a modalidade da sua Mensalidade (Convênio, Bolsa Incentivo, etc.).

Feito isso, preencha o questionário socioeconômico, o qual deverá ter aprovação da Diretoria da Instituição.

O desconto se dá por uma antecipação do pagamento. Ou seja, se você pagar a sua matrícula até o 5 dia útil, tem direito a ele.

A partir do 6 dia útil, o desconto perde a validade e é novamente aplicado na mensalidade subsequente. Bolsistas do ProUni 50% que tenham se matriculado nos cursos participantes do desconto recebem automaticamente o prêmio pontualidade vigente para o curso.


As informações acima foram retiradas do site www.vestibulares.br
Para mais informações ligue: 0800 616161, Central de Atendimento do Ministério da Educação.
Espero que gostem do post de hoje. :D
beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário